terça-feira, 1 de maio de 2007

Classificação

Classificação

Para um leigo, a luta entre dois galos parecerá uma disputa simples e desinteressante. Todavia, à medida que o neófito vai se integrando no esporte, coisas que não distinguia de inicio passam a lhe merecer estudos e observações até chegar a um estágio capaz de identificar com segurança um bom um ótimo ou um excepcional animal. Este predicado, entretanto, nem sempre está com quem admite possuí-lo. O entusiasmo ou um julgamento precipitado pode confundir qualquer galista e induzi-lo mesmo a um erro ao aquilatar os atributos bélicos de determinado galo. Em qualquer rinhadeiro encontramos uma infinidade de classificadores de galos e chegam mesmo a ser humorísticas as afirmações de certas pessoas ao referirem-se a determinados animais. É sabido que um galo, quando perde, nunca é criação do seu legitimo proprietário. Quando ganha, não falta quem apregoe ser o seu criador, quando não aparecem ainda os donos dos ascendentes, cuja árvore genealógica será sem duvida a mais intricada possível. Este é um adágio já muito nosso conhecido, mas isto somente não define uma alta categoria.
Para os poucos entendidos em galos, uma briga é boa quando há troca repetida de golpes, coisa muito comum no confronto entre dois animais frenteiros. Se são brigadores e sabem atacar e defender, para essas pessoas, trata-se de animais medíocres, pois a briga se tornará monótona, já que os golpes serão em grau muito menor. Este é um jeito errado e nada convincente e não de quem conhece realmente galos. São inúmeras as maneiras de se classificar um galo como bom. Ser frenteiro não é boa coisa para qualquer combatente empenado, mormente quando se defronta com antagonista que lhe coloca o pescoço por cima e não lhe dá distancia.
Os galos de sangue japonês de boa origem têm se mostrado mais eficientes nos rinhadeiros, posto que, de vez em quando, apareçam autênticos "nacionais" a lhes fazerem sombra. Mas não esperemos tudo de um galo sem que outros pormenores o auxiliem a consolidar suas credenciais combativas. Um bom preparo físico e uma alimentação adequada podem complementar o seu todo de guerreiro, mas isto também terá valor relativo se lhe faltar origem e um método racional de criação, onde o espaço, higiene, sol à vontade e boa alimentação não lhe venham faltar desde os primeiros dias de vida.
Como já citei, várias são as maneira de se classificar um galo como bom, mas de permeio temos que distinguir fatores que definem suas principais características na briga. Não na forma de lutar somente, mas em propriedades individuais que nos poderá ser antecedentemente admitidas com margem mínima de erro. Por exemplo, os galos atarracados, de costas largas e pernas separadas estarão mais credenciados a se sobressaírem pela força, pois seus golpes serão curtos e violentos. Se for um penalonga, de pescoço cumprido, poderá ser um esporeador por excelência, mas dificilmente um "bate-duro". Se o porte é quase vertical, pescoço longo e cauda baixa, fatalmente brigará em cima, mas poderá ser um "colarinho-duro", como a gíria galistica denomina os galos que lutam assim, pouco movimentando a cabeça. Se o corpo é baixo na frente, jamais subirá na briga.
As esporas colocadas próximo aos pés, constituem indicio de que o galo dá de esporas, o mesmo acontecendo se as extremidades dos ossos pélvicos estão muito próximas. Caso estejam muito separados será um "bate-espalhado". Não confiemos demais, todavia, nessa premissa.
Quando notamos manchas brancas numa ou em ambas as orelhas, fiquemos de sobreaviso, pois poderá ser um animal de pouca fibra ou mesmo um "largador".
Penas brancas miúdas no alto da cabeça é indício de muita raça e a isso os aficionados do Oriente dão o nome de "gotas de orvalho". Também admitem os povos daquela região que os galos de crista tombada possuem muita força.
A cor dos olhos também evidencia a casta do animal. Os olhos azulados que vão de uma tonalidade até o branco-pérola serão "raçudos" e destemidos. Quanto aos olhos alaranjados, são também tidos como razoáveis, diminuindo essas credenciais se possuem raias vermelhas. Os de olhos avermelhados não deverão merecer nossa confiança mas, quando eles são pretos, trata-se invariavelmente de um animal de fibra. Se a menina dos olhos é pequena, como uma conta, o galo será evidentemente de muita boa casta. Mas não nos surpreendamos se alguma dessas coisas não corresponderem ao que esperamos. Lembremo-nos de que nosso galos representam um emaranhado de cruzamentos e que dificilmente tais caracteres se apresentam mais ou menos fixados. Não obstante, aos poucos tópicos abordados, outros poderão ser associados, isto é, os métodos de briga e a maneira de dar ou bater que a nomenclatura galistica já definiu com farto vocabulário a ser abordado em outra oportunidade. A classificação de um galo como bom está na dependência de todos esses fatores e inequivocadamente pode-se afirmar que nem todo galista possui condições de desapaixonadamente identificá-los.
Tenho visto muito criador desfazer-se de certo animal por tê-lo como medíocre mas esse mesmo animal em outras mãos revelar-se mais tarde autêntico campeão da arena deixando perplexo seu primeiro dono.
Julgar e definir um soberbo galo de briga não é tarefa tão fácil assim. Apenas, devemos ter muitos elementos de convicção para fazê-lo e despojarmonos do excessivo e natural entusiasmo que sempre depositamos em determinados cruzamentos.
Outro fator que frequentemente surpreende ao galista mais experiente é a performance nada convincente de determinado galo tido como assombro, integrante de um grupo levado ao rinhadeiro. Embora sendo o mais credenciado, faz a pior briga deixando os louros da vitória para um outro, tido como de menos recursos. Do muito que dele se esperava nada se conseguiu; do outro, do qual pouco se contava, tudo se obteve. Isto, é óbvio, ficou logicamente na dependência de muitos fatores, mas briga de galos é assim mesmo e semelhantes fatos é que trazem emoção tanto na vitória como na derrota e levam aos rinhadeiros verdadeira legião de aficionados.

33 comentários:

Anônimo disse...

Opa,
Sou FCSouza, autor do blog
http://fcsouza.blogspot.com

Parabens pelo blog é de gente assim que o galismo precisa.
Mesmo cosntanto que você é jovem, mas tem uma boa mentalidade

Um conselho:
Quando postar artigos em seu blog, sempre cite as fontes de onde tirou o material, este por exemplo é do Falecido Francisco Elias.

Siga em frente com inteligencia e bom senso

Caso queria nos visitar
http://fcsouza.blogspot.com

Abraços

Anônimo disse...

Opa,
Sou FCSouza, autor do blog
http://galisttas.blogspot.com


Parabens pelo blog é de gente assim que o galismo precisa.
Mesmo cosntanto que você é jovem, mas tem uma boa mentalidade

Um conselho:
Quando postar artigos em seu blog, sempre cite as fontes de onde tirou o material, este por exemplo é do Falecido Francisco Elias.

Siga em frente com inteligencia e bom senso

Caso queria nos visitar
http://fcsouza.blogspot.com

Abraços

Anônimo disse...

Gostei de vocês,gostei das dicas, de onde são? será que não da pra gente trocar email?
meu indereço é
jordanjordan-07@hotmail.com

Maria disse...

Adorei é excelente!!!!!!parabéns!!!!!
Meu esposo tem uma pequena criação de galos e tem algumas coisas que não entendeu no método de treinamento gostaria que nos esclarecesse poderia? ficariamos satisfeitíssimos!!!!!
Gostaria de saber o que é biqueira fechada, biquilha, passeador, banho de sol, escoveiro e se tem um comprimido para não deixar o galo cair na hora do combate. poderia me esclarecer....muito obrigado!!!!!!beijão

Unknown disse...

Amigo, onde posso conseguir esse livro do Francisco Elias, galos de brigas brigas de galo?
Estou a fazer um trabalho acadêmico sobre a proibição das rinhas de galo em 1961.
Há muito tempo eu li este livro, mas não sei onde consegui-lo outra vez.

Meu nome é Misael e meu email é misaelccorrea@yahoo.com.br

Muito Obrigado.
Abraço a todos
Misael

Anônimo disse...

eu ingressei no galismo há pouco tempo... e eu queria saber se é verdade que não existe galos puros como os olhos amarelados

Anônimo disse...

muinto bom.era tudo que queria saber.obrigado?

lelinho13 disse...

meu galo esta com a asa bastante emchada o q faso pra melhora

Anônimo disse...

Olá meu nome é paulo,estou começando a mexer com galos de combate e eu queria saber como faço para ter um bom preparo físico e uma alimentação adequada em um galo de combate...meu email é paulinhomoleke05@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá meu nome é fabio,estou começando a mexer com galos de combate e eu queria saber como faço para ter um bom preparo físico e uma alimentação adequada em um galo de combate...meu email é fabim._22@hotmail.com

Anônimo disse...

quero comprar galos e frangas de boa qualidade japones. como do sr cesar augusto de pernambuco. meu email e
brasilcars@verizon.net
que galos bonitos estou encantado e quero cria eles la na minha terra.

Anônimo disse...

oi meu povo,
quero comprar 20 franga e 2 frango p criar . se alguem saber tel de algun galista que tenha boa ciacao manda p min. muito obrigado.
brasilcars@verizon.net
geraldo new york

Anônimo disse...

como eu consigo comoprar estes galos do japao? me deixe saber.
brasilcars@verizon.net
nunca deixe de criar os galos de rinha
. eles sao espetacular. bao sorte a todos

Anônimo disse...

ola amigos, meu nome e geraldo, moro en new york. tenho 1a fazenda e quero criar os galos de briga ai no brasil. nao sei mas parece que o povo esta com medo. so p ter seguranca e so perguntar os amigos de valadares A.T e ele falara quen sou eu o ANDRADE. GRANDE ABRACO A TODOS OS DO BRASIL

Unknown disse...

meu nome eh Cesar Gorziza e gostaria de informações de onde conseguir o livro do francisco elias(galos de briga e rinhas de galo)
meu email eh etchaetcha@hotmail.com
sou rio grande do sul...
um abraço....
excelente blog...parabéns

Anônimo disse...

tem 1 tema ai que pedem p ligar no numero 0800619619 e votar sim que e a favor da briga de galo no brasil. alguem ai sabe aluma coisa a respeito deste asunto. brasilcars@hotmail.com

Anônimo disse...

Socorro...socorro...socorrooo... alguem nos ajude porque nos galistas em goias estamos sendo umilhados pela policia ambiental e alguns ``jornalistas´´ eles chegam envadem nossas residencias nos chama de vagabumdos, pega em nossos galos de quaquer jeito e ainda acha no direito de falar que somos maltratadores de animais, vs já viram a diferença entre o jeito que os tais preservadores e nos galiastas pegamos em nossos galos, se vs observares bem ira perceber quem de verdade preservam os galos, ate temos jornalistas que gosta de briga de galo em nosso estado, mas não tem coragem de nos defender em publico, eles estão afinados, não pega briga, olho para essa situação e penso... como paresse com a epoca da ditadura, onde as pessoas de bem são umilhadas, sera que nos galistas teremos de pedir azilo em outro pais, essa é uma situação que as pessoas que preserva os galos de verdade tem que levantar a bandeira, para regulamentar a situação e não acabar, ate porque não ira conseguir, porque como os exilados, voltaremos mais forte, e podemos ate chegar a presidencia da republiga. E que nos galista morramos como nossos guerreiros implumados, lutando...lutando...

Anônimo disse...

sou criador aqui de salvador tenho 4 anos já no ramo queria saber como faço pra adquirir uma raça de voçês shamo meu emeilgell31@hotmail.com

Anônimo disse...

se eu cruzar uma galinha da raça asil com garnize os filhos dos dois serão de briga

Anônimo disse...

se eu cruzar uma galinha da raça asil com garnize os filhos dos dois serão de briga

sportbike disse...

eu fiquei com um galo e ele tá duro das pernas ficou só na gaiola o que eu faço pra ele voltar au normal?

Anônimo disse...

por jentilesa entrem comteto comigo preiso de umas dicas misselwar @hotmail.com

"CORINTHIANS TREZETILIENSE" disse...

onde posso conseguir esse livro do Francisco Elias, galos de brigas brigas de galo?
me enforme por favor fatima.oliveira1974@hotmail.com

Tavares disse...

Começei a criar galos de briga,mas nao tenho muita esperienca no assunto,ja fui en rinhas de galo
em lagarto sergipe,mas no estado que moro atualmente ainda nao,tenho frangos de bon fisico ,mas nao sei bem qual a raça deles me diçeran que e ,cuiabano com cubano,queria saber o preço em media de galos ainda nao treinados,deu trabalho para conseguir a raça,e quero vender alguns ,se conheser criadores no estado de Roraima me avisa..tavaresmacuna@gmail.com..aguardo

Anônimo disse...

o que leva galo ertranhar local de briga,eu tenho um com esse probrema o que eu faço.

Anônimo disse...

oque eu faco com um galo que eu tenho que ta esfriando um tambor que tem aqui,mas em outro local ele briga.manda a sua opinião sobre o assunto para: bruno.soares8199@hotmail.com

flavio silvino disse...

a respeito das esporas de galos tenho um galo de esporas pra dentro dos pes esse seria um bom reprodutor?

limeira disse...

Ola pessoal,alguem ai sabe me informar como conseguir o livro de francisco elias se souber entre em contato (limeira1969@gmail.com)obrigado
parabems pelo oblog

davi disse...

tõ querendo comprar um frango bom!!!
alguem tem algum pra vender???

davi disse...

quero comprar um franGO!!!!!!!
ALGEUM TEM ALGUM PRA VENDER???

Anônimo disse...

Eaiii bom galera eu tenho um frango da raça. Mineiro com medalha roseta pura 5 briga 2 matada e 3 tuki é capa de revista mesmo e to vendeno eu quero 2.700 nele. Meu numero. 88664343

Unknown disse...

meu galo afinou não quer brigar o que fazer

BLOG IJR NEWS PK disse...

https://youtu.be/daTP4Crrv6Q